O empreendedor brasileiro é um criativo nato, é preciso mesmo muita criatividade para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Como ser a marca mais lembrada com tanta concorrência? Uma estratégia simples, mas que faz toda a diferença, é o uso de uma frase que fica na cabeça das pessoas, o slogan. Você sabia que muitos consumidores são atraídos por conta das frases que as empresas lançam no mercado? O slogan fortalece ao mesmo tempo que aproxima a marca do cliente.

Vamos lembrar alguns slogans que marcaram época?

“Chama a Neusa”, da marca Neosaldina. “Amo muito tudo isto”, do Mc Donalds. “ Uma boa ideia”, Caninha 51. “A primeira impressão é a que fica”, Axe. “Não é assim uma Brastemp”. “ Existem coisas que o dinheiro não compra… para todas as outras existe Mastercard. ” Tomou Doril, a dor sumiu. ”

São tantos slogans que não saem da nossa cabeça, mesmo depois de anos, que fica difícil elencar todos. Algumas marcas nem usam mais estas frases em sua propaganda, mas o consumidor não esquece.

Mesmo as pequenas empresas que utilizam este recurso da publicidade têm êxito em sua divulgação, é o caso do caminhão da pamonha que passa em alguns bairros “Venham experimentar estas delicias, é o puro creme do milho” ou até mesmo do feirante “Moça bonita não paga, mas também não leva”.

Que o slogan funciona já estamos convencidos, mas será que eles podem ser registrados como marca?

É preciso esclarecer que marca é tudo o que identifica o produto ou serviço de uma empresa (pessoas físicas também podem ter marcas), sendo um nome, até mesmo um símbolo. O slogan, embora fortaleça esta identidade, trata-se de uma ação promocional. A Lei da Propriedade Industrial diz que os sinais ou expressões de propaganda não podem ser registrados como marca.

Não se desespere esta lei não é uma carta branca para que outros copiem o seu slogan, copiar propaganda de terceiros também está previsto em lei.

Existem sim algumas formas possíveis de resguardar a titularidade do seu slogan, são eles:

Biblioteca Nacional, por meio dela é possível registrar os direitos autorais dos slogan, além desse caminho temos ainda a possibilidade  de “registrar” o seu slogan, por meio de solicitação na ABP – Associação Brasileira de Propaganda – que realiza um procedimento (que é informal) para registro de expressões de propaganda. Neste tipo de registro não só a autoria da propaganda é protegida, mas também recebem proteção os “conceitos”, e ainda também campanhas publicitárias.

Lembrete importante

O importante é você lembrar que antes de pensar em um slogan ou demais estratégias para promover os seus negócios, você precisa registrar a sua marca. Este passo é fundamental para prevenção da sua empresa. Você pode divulgar, ser a marca mais lembrada, vender muito e simplesmente um concorrente registrar a marca antes de você. Lembre-se sempre: – A marca é de quem registra primeiro e não de quem usa.

WhatsApp B3S
Enviar