Se eu registro um tenho que registrar o outro? Muitos confundem o registro de marca com o registro de empresa. Há quem registre um contrato social na Junta Comercial e ache que já concluiu o registro da marca. Por aí vemos que dúvidas não faltam quando o tema é propriedade intelectual.

Os dois registros são fundamentais e acontecem em órgãos diferentes, ou seja, registre sua marca e a sua empresa. Não podemos confundir o nome empresarial com a marca.

Uma empresa pode ter várias marcas, cada uma representa um serviço ou produto. A Unilever, uma das maiores investidoras no mercado publicitário do Brasil, adquiriu as marcas Knorr, Ades, Hellmann’s, Omo, Brilhante, Comfort, Rexona, Lux, Closeup, Kibon. Já a Coca- Cola tem as marcas Powerade, Del Vale, Crystal, Matte Leão.  A Ambev possui as marcas Antarctica, Skol, Boemia. São muitos exemplos de empresas que concentram o mercado e tem diversas marcas poderíamos citar ainda a Nestle, a BRF, a JBS e tantas outras.

A definição de empresa é organização econômica, civil ou comercial, constituída para explorar um ramo de negócio e oferecer ao mercado de bens e/ou serviços. Para registrar uma empresa, é preciso escolher a modalidade de atividade, o nome da empresa, definir a atividade, estabelecer a localização, elaborar o contrato social, registrar o nome, fazer o registro na Junta Comercial, e assim por diante.

Processo no INPI

O processo de registro de marca acontece juntamente ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), primeiro você irá pesquisar se a sua marca está disponível para registro.

Você pode até fazer o registro sozinho, mas o processo é cheio de detalhes e particularidades que com certeza você terá mais êxito sem dores de cabeça se tiver ajuda profissional de escritórios idôneos e especializados em registro de marcas e patentes. A marca é o que identifica o produto ou serviço, o que faz o consumidor reconhecer e diferenciar este serviço ou produto entre os demais.

É importante destacar que uma empresa pode ter várias marcas, assim como uma pessoa física, e aqui vale ressaltar que não é necessário ser pessoa jurídica para ter uma marca.

Agora que isso tudo ficou bem explicadinho, que tal aproveitar e garantir o uso exclusivo da sua marca.

WhatsApp B3S
Enviar