Dia Mundial do Livro

No mês de abril comemora-se uma das datas mais simbólicas para escritores, artistas, professores e pesquisadores: o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.

Você sabia que no dia 23 de abril de 1616 morreu o dramaturgo mais influente, consagrado escritor e ator William Shakespeare? Na mesma data faleceu também o romancista e poeta Miguel Cervantes, autor da obra Dom Quixote. Por estes e por outros motivos que em 1996 a Unesco estabeleceu o calendário de 23 de abril.

A data é comemorada em todo o mundo, cada país a seu modo. Na Espanha, quem compra um livro ganha uma flor, visa promover a leitura e também a reflexão quanto à proteção dos direitos autorais, a liberdade de expressão e a diversidade cultural.

A Lei 9.610 – 19 de fevereiro de 1998 – prevê a proteção aos autores, que envolve temas como: atribuição do autor, utilização da obra por terceiros, domínio público após 70 anos da morte e violação dos direitos.

As novas discussões acerca da ascensão da tecnologia pertencem a outro tema que merece atenção. Você lembra da famosa pirataria? Pois é: a prática de compartilhar livros no WhatsApp também é entendida como pirataria. Ou você achou que apenas o camelô que vende DVD pirata está violando a lei? Compartilhar livros ( ou mesmo aulas em grupos nas redes sociais) é um hábito cotidiano e que está sujeito a punições, de acordo com o Código Penal.

Aproveite o mês de abril e leia, escreva, dê livros. Desperte a sua sensibilidade para o momento sofrido pelas grandes livrarias que estão saindo do Brasil ou falindo. Aproveite o calendário para escrever, homenagear pessoas queridas com versos, poesias e biografias, sem copiar e colar, tudo com muito autenticidade. Ajude autores independentes e se permita conhecer outras linguagens. Leia os novos autores. Entenda e valorize os consagrados. E acima de tudo: desenvolva a sua literacia. Além de ler e escrever, é importante saber interpretar, dialogar com outras áreas do saber e a partir de então desenvolver o seu próprio pensamento – o que excede a leitura e a produção do seu próprio texto, um terceiro conceito.

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